-
Arquitetos: OFIS Architects
- Área: 228 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tomaz Gregoric
-
Fabricantes: Arcadia Custom, Marles, REFLEX d.o.o
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a renovação de uma pequena casa existente datada de 1934. A casa antiga foi projetada pelo arquiteto Emil Navinsek, conhecido por conceitos de inovação espacial em plantas sem circulações. Desenhou a casa junto a residência para suas duas irmãs solteiras que viviam num lar de 50 m². A rua onde encontra-se a casa foi realizada em sua maior parte nos anos 60 e 70, e tem residências típicas feitas com uma combinação de gesso branco e revestimento de madeira escura.
A extensão cria uma intersecção diferente entre as partes velha e nova de cada pavimento e é composta por três volumes, cada um com a proporção de uma caixa de sapatos como a planta existente da casa. As caixas se amontoam com variações perpendiculares, criando saliências e terraços. Os volumes são revestidos de madeira escura para dialogar com o contexto da rua. A estrutura é a combinação de uma base de concreto, estruturas de metal e sub-estrutura de madeira. O interior da nova parte é formado pelo revestimento da parede que cria armários integrados.
A antiga casa está simplesmente renovada mantendo todas as texturas e os materiais existentes. O interior da casa antiga e a nova extensão são conectados de diferentes maneiras - uma nova extensão perfura as antigas muralhas criando as instalações associadas: térreo como uma área de estar, primeiro pavimento com dormitórios para crianças e hóspedes, pavimento superior com o dormitório principal e a sala de estar.
O coração da casa - a intersecção dos volumes e o conector do antigo e o novo - é uma escada unida a uma parede vertical principal de concreto. Inspirado pelos interiores de Adolf Loos, forma pódios elevados, nichos, armários, pequenas áreas de estar e se estende parcialmente em pequenos espaços da parte existente da casa, criando áreas de estar privadas em cada pavimento.